EXPERIÊNCIA DIDÁTICA: Fala sério! (Jacineide da Cruz)

Título da experiência: Fala sério!  //  Objetivo: Reforçar a expressão oral, promover a interação e a integração entre os estudantes, além de praticar os conteúdos aprendidos. // Número de estudantes: 25 // Instrumentos de apoio: Tabuleiro com 46 casas numeradas, pinos de diferentes cores, dados, folha com as instruções e folha com perguntas e comandos.

Foi assim: Formaram-se 4 equipes de 5 estudantes cada uma. O professor entregou um tabuleiro para cada equipe, 1 dado e 5 pinos de cores diferentes (um para cada estudante). Em seguida,

entre todos, leram em voz alta as instruções do jogo as quais consistiam em: posicionar todos os pinos na primeira casa onde dizia “início”, com o fim de decidir quem seria o primeiro. Em seguida, jogaram o dado e o participante com o número mais alto começou o jogo. O primeiro jogador lançou o dado e, segundo o número que tirasse, avançaria até a casa e ficaria nela. Os colegas procuraram o número na folha e leram a pergunta. O estudante precisava dar uma resposta completa e coerente em português. Caso os colegas tivessem alguma dúvida em relação a alguma questão gramatical, podiam perguntar ao professor. Se o estudante desse uma resposta sem coerência ou falasse em espanhol, ficaria uma rodada sem jogar. Quando ele (a) parasse em uma casa na qual havia comandos que não fossem perguntas, ele (a) os seguia. Por exemplo: se você for menino, avance duas casas ou se você tiver a letra “A” em seu nome, volte uma casa. Eles foram avançando para chegar na última casa. Porém, para ganhar realmente seu prêmio, ele (a) teve que responder a uma última pergunta que foi feita pelos colegas.

A atividade gerou o resultado que você esperava? Comente. Sim, a atividade gerou o resultado esperado, pois eles realmente se entregaram à brincadeira, falaram sobre diferentes temas em uma só atividade e se perceberam seu progresso e também os temas que necessitavam revisar, por exemplo, vocabulário, porque se perceberam que não podiam expressar suas ideias, pois tinham esquecido uma palavra.

Autora: Jacineide da Cruz // E-mail: dacruzjaci@gmail.com

Deixe um comentário