O que são experiências didáticas?

Como podemos entender este termo? É possível dar um conceito suficiente? Acho que esta é uma daquelas expressões em educação cuja amplitude requer um nível de flexibilidade e abertura tais que nos permitam entender que estaremos sempre a caminho de um abarcamento integral do termo, mas nunca donos de todo seu sentido.

Do ponto de vista da sua duração no tempo, e descrevendo nosso objeto de maneira muito coloquial, é possível dizer que uma experiência didática pode ser considerada como uma opção ampla de ensino, desenvolvida a partir de uma linha geral de um programa educativo, com objetivos precisos; também pode ser vista como uma ação de ensino num determinado período letivo que ao longo do tempo provou ser efetivo; ou pode ser considerada como uma atividade pontual desenvolvida numa aula específica e que demonstrou ter resultados interessantes e úteis para as pessoas envolvidas em dita relação. Macro, média e micro podem ser adjetivos que nos ajudem a ser claros no momento em que queiramos partilhar uma “experiência didática”.

O mais importante de tudo é que a experiência didática seja uma ação vivenciada em conjunto, em favor dos estudantes, com resultados de aprendizagem tangíveis e reproduzíveis em outros ambientes.  No fundo, partilhar experiências positivas é o que nos vai fazer crescer e desenvolver melhor nossa ação docente, evitar as eternas repetições e dinamizar nossa vida como professores de PLE.

Antonio Lobato Jr. (alobatojr@hotmail.com)

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