Título da experiência: A importância da leitura // Objetivo: Que os alunos conheçam o que os professores pensam sobre a leitura. // Número de estudantes: 16 // Instrumentos de apoio: Técnica de pesquisa.
Foi assim: Os estudantes foram divididos em 08 duplas. Cada dupla …
… deveria escolher um professor da faculdade de línguas modernas para ser entrevistado a partir de duas perguntas:
a) Professor(a). Nós vamos lhe apresentar um termo. A partir deste termo, por favor, escreva nesta folha de papel quais as primeiras três palavras que surgem no seu pensamento logo depois de escutá-lo.
b) Na sua opinião, qual a importância da leitura para a aprendizagem de uma língua estrangeira? Explique.
Fez-se um relatório dos procedimentos desenvolvidos. Todas as respostas foram transcritas e enviadas ao professor. Cada aluno apresentou duas redações. Uma sobre as impressões da experiência de entrevistar, transcrever, revisar e ler o material e outra sobre a importância da leitura para o procedimento de aprendizagem do português como língua estrangeira.
Autor: Antonio Lobato // E-mail: alobatojr@hotmail.com